estamoson@avessas.com
Telefone
Custo de uma chamada para a rede móvel.
+351 910 724 954

Onde Estamos

  • Avenida Carlos Bacelar, nº968, Edifício Saza, Salas 3A e 4A, 4760-103, V. N. de Famalicão
  • +351 910 724 954

4 Perspetivas para regressares ao trabalho em segurança!

Se estás a planear o regresso ao trabalho nos próximos dias e queres fazê-lo da forma mais segura possível, então este conteúdo é para ti!

Tens uma empresa e estás a pensar em como poderás voltar ao trabalho, mantendo a segurança dos teus clientes e colaboradores nos espaços da tua empresa? Antes de te indicarmos alguns dos passos que deves seguir, tem presente que, dando a devida atenção à segurança de todos, estás a reforçar a tua liderança, no sentido em que aumentas a confiança dos envolvidos!

1) Prepara os teus Espaços para serem seguros e saudáveis

Faz uma desinfeção e revisão preventivas antes de voltares ao trabalho

Pelo sim ou pelo não, recomendamos que realizes uma desinfeção com recurso a procedimentos aprovados e em conformidade com as normas de segurança ou que contrates serviços profissionais de desinfeção que disponham de técnicas, equipamentos e produtos mais adequados. Se possível, faz também uma revisão aos sistemas de ar condicionado, aquecimento e ventilação e garante, assim, que os teus espaços estão realmente seguros e preparados para receber os teus colaboradores e clientes novamente.

Avalia a densidade dos espaços na empresa

Determina quanto espaço têm, o número de pessoas que o ocupam e considera a área de espaço que cada funcionário precisa para garantir um distanciamento social seguro. Tem em conta onde ele está, que recursos utiliza, como acede a esse espaço e como usa as áreas comuns.

2) Prepara os colaboradores e clientes para que estejam tranquilos e confiantes

Prepara os turnos e os horários

Este ponto deve andar de “mãos dadas” com o anterior, relativo à densidade dos espaços. Assim sendo, antes de regressares ao trabalho, repensa nos turnos e horários, bem como quem trabalhará, quando e de que forma o fará.

Orienta e tranquiliza clientes e colaboradores

Prepara sinalética adequada e informação necessária para tranquilizar e orientar os teus clientes e colaboradores. Inclui informação sobre protocolos de circulação entre os espaços e sobre a forma como vão acontecer as pausas.

Sê um líder e comunica com confiança

Os teus colaboradores não serão produtivos caso se sintam inseguros em relação à forma como trabalham, logo, é fundamental que a confiança comece em ti. Em primeiro lugar, tem a consciência de que estamos todos no mesmo barco, procura garantir a segurança de todos e demonstra confiança nos teus discursos. Cria abertura suficiente para ouvir as preocupações dos teus colaboradores, sê honesto e faz os possíveis por responder às suas necessidades, uma vez que, ao fazê-lo, estarás a baixar a sua ansiedade e insegurança.

3) Adapta os processos da tua empresa à nova realidade

Define prioridades neste regresso ao trabalho

Atribui a prioridade certa à forma como vais realizar este regresso. Para tal, exige-se que conheças bem o funcionamento da empresa, assim como as imposições e recomendações das organizações governamentais. Determina que equipas devem regressar primeiro pensando nas necessidades críticas do teu negócio.

Define os novos processos 

Antes de regressares ao trabalho deves planear os regimes de limpeza, como serão feitos, quem os fará, de que forma e com que materiais. Deves pensar também na receção e envio de encomendas, assim como na forma como realizas a venda ao cliente.

4) Usa novas tecnologias para reforçar o teu negócio

Inspira-te naquilo que já existe

Recorre à internet e às redes sociais para estares a par das notícias, aplicações e recomendações que vão surgindo. Desta forma é possível que encontres novas ideias ou novas formas de estar e de pensar que poderão ser muito úteis ao teu negócio. Neste procedimento, certifica-te que segues canais de referência, para não consumires, nem te iludires com informação falsa.

Tira partido das várias tecnologias e, assim, reforça o “sistema imunitário” do teu negócio

Não hesites em usar as tecnologias para reforçar a segurança de todos os envolvidos, seja para realizar vendas online, seja para fazer videoconferências, seja até para fazer a deteção de sintomas nos teus colaboradores.

Temos a plena convicção que, adotando estas medidas, estarás a reduzir drasticamente a probabilidade de teres uma contaminação na tua empresa. Mas não fica por aqui. Desta forma, poderás, não só aumentar a confiança de todos, garantindo a segurança de cada um deles, como não precisarás de ficar parado.. 

No que à saúde diz respeito, a prevenção é sempre melhor do que a remediação. Dedica a devida atenção a estas quatro perspetivas e regressa ao trabalho com segurança e confiança. Agradecem todas as partes, incluindo o teu negócio e a Economia!