estamoson@avessas.com
Telefone
Custo de uma chamada para a rede móvel.
+351 910 724 954

Onde Estamos

  • Avenida Carlos Bacelar, nº968, Edifício Saza, Salas 3A e 4A, 4760-103, V. N. de Famalicão
  • +351 910 724 954

7 dicas para aumentar a produtividade, trabalhando melhor em vez de mais!

O dilema é antigo, mas encontrar a solução nunca foi tão importante! Fica a saber a qual das fórmulas deves recorrer quando queres aumentar a produção da tua empresa!

Se és empresário ou empreendedor sabes que é bastante comum, por parte dos líderes, querer aumentar a produção para vender mais. É desta forma que os negócios evoluem e se expandem. Contudo, é fundamental manter presente que existem limites para esse aumento e que, ultrapassado esse limite, podem surgir graves consequências, físicas e mentais.

Quando estabeleces uma nova meta de produção, pensas em quê? Em puxar por ti e pelos teus colaboradores, para trabalharem mais horas ou encontrarem formas de atingir o objetivo, trabalhando melhor? A curto prazo, trabalhar mais horas pode até ter resultados, mas, se o tentares fazer a médio/longo prazo, saberás que nunca é a solução!

Mas então, como podes aumentar a produção, trabalhando melhor, em vez de mais horas?

1. Comunica com os teus colaboradores acerca da nova meta!

Já comunicaste aos teus colaboradores a tua intenção de aumentar a produção? O que dizem da nova meta? Ela é realista ou é demasiado ambiciosa? Ter estas respostas é o primeiro passo a dar, no sentido de melhorar resultados. Para isso, deves perceber se há capacidade para aumentar essa produção ou se terás de otimizar outros aspectos.

2. Averigua se tens recursos humanos suficientes para atingir o objetivo;

É a velha história … uma pessoa tem apenas duas mãos, por isso, é muito pouco provável que ela consiga realizar o trabalho de várias, em simultâneo. Assim, repensa no número de colaboradores que tens, talvez esteja na hora de contratares mais alguns, para atingires novos objetivos de produção!

3. Verifica se os processos na produção estão otimizados;

É aqui que começamos a entrar nas falhas mais comuns dos líderes. Muitas vezes, estes não têm em conta os processos e acabam por desvalorizar ineficiências graves, que fazem perder tempo ou que obrigam a demasiado esforço. Resultado? Querer aumentar a produção não só vai resultar num fracasso, como levará os colaboradores ao limite, mais tarde ou mais cedo. Começa, hoje mesmo, a rever todos os processos na produção, passo por passo, e ajusta-os!

4. Pondera se a tecnologia que usam é a adequada;

Este é um dos passos que tem vindo a melhorar, de ano para ano, contudo, seja por envolver custos não previstos, seja por desconhecimento, a verdade é que muitos líderes continuam a não apostar na tecnologia adequada e os processos continuam ineficientes.

5. Avalia se as pessoas envolvidas no processo estão devidamente capacitadas;

Se os colaboradores estão insatisfeitos com a tua intenção de aumentar a produção, seja pela desorientação causada, seja pela impotência de conseguir dar quanto gostavam, não leves a mal. Entende que pode dever-se à inexperiência ou falta de formação em determinada área. É teu dever capacitar e formar os colaboradores, porque assim não lhes vai faltar conhecimento e confiança na hora de produzir!

6. Ouve aquilo que os teus colaboradores têm para dizer e experimenta novos métodos;

No primeiro ponto, falamos em comunicar aos colaboradores a tua intenção, mas será que os ouviste mesmo? Quem tem as mãos na massa, diariamente, são eles, portanto, talvez seja hora de ouvires as sugestões deles e pô-las em prática! (Como já falamos em publicações anteriores, não te esqueças de agradecer e valorizar essas sugestões!)

7. Reflete acerca dos espaços físicos da tua empresa e pondera otimizá-los;

É provável que, com o passar dos anos, se torne um hábito ter os espaços organizados de uma certa forma, mas, com um novo objetivo, não deverá vir uma nova reflexão acerca da disposição dos materiais e dos espaços na tua empresa? Claro que sim, olha para o processo de produção, com a atenção devida, e haverá sempre algo a mudar de sítio ou a fazer de diferente!

Depois de atenderes a estes 7 pontos, garantimos-te que algo irá melhorar, no que toca à produtividade dos teus colaboradores. Assim, recomendamos que, uma vez mais, avalies a situação, tendo em conta as diversas perspetivas e, depois, tomes decisões orientadas para o teu objetivo, nunca pondo em causa o número de horas de trabalho!

Caso necessites de ajuda com algum destes tópicos, entra em contacto connosco. A Avessas procura ajudar empreendedores e empresários a melhorar as vendas da sua empresa sem que tenham de perder o foco no dia-a-dia do negócio!