Avenida Carlos Bacelar, nº968, Edifício Saza, Salas 3A e 4A, 4760-103, V. N. de Famalicão
+351 910 724 954
8 Dicas para as vendas pela Internet!
Todos os negócios querem vender mais, mas nem todos sabem como o fazer bem. Sabemos tudo sobre o nosso negócio, mas conhecemos muito pouco do nosso cliente. Será que a diferença não pode passar por saber onde ele está? E depois de saber onde ele está, como podemos converter em mais e mais vendas? Se procuras estas respostas, este artigo é, claramente, para ti!
Digitalização, uma arma poderosa e ao dispôr de qualquer negócio!
Há uns anos, a digitalização era o estandarte dos inovadores e dos que, ainda que algo reticentes, estavam dispostos a testar novos formatos para alcançar diferentes resultados. Os restantes, não tinham resultados diferentes, mas também não lhes era exigida qualquer transformação, porque os clientes estavam habituados ao modelo de compra antigo.
Porém, os anos passaram-se e a jornada que o cliente fazia até comprar um produto ou serviço, mudou radicalmente. Ao ponto de se poder dizer que os negócios que não digitalizarem, pelo menos uma parte dos seus processos, podem nem se quer sobreviver!
Não fazias ideia? Então falemos um pouco mais sobre digitalização ...
O que é a digitalização? A digitalização, ou transformação digital, traduz-se nos processos que podem ser digitalizados, através de componentes digitais, dentro do ambiente corporativo e que geram impacto nos resultados da empresa e nos seus negócios.
É verdade que o significado que te apresentamos é algo genérico e que pode ser esmiuçado de muitas formas, contudo deixamos-te uma pergunta:
Qual o resultado mais importante que o teu negócio precisa de ter no final do dia, da semana, do mês ou até do ano?
Vendas, correto?
Ora, então é nessa transformação que nos vamos concentrar! Ao longo das próximas semanas, vamos focar-nos em apresentar-te regras de ouro no que diz respeito à digitalização do processo de vendas do teu negócio!
Primeiro, como funciona o processo de vendas?
Vejamos: o que é necessário para realizar uma venda numa empresa?
Primeiro, supondo que tens um produto ou serviço, terás que atrair visitantes, caso contrário ninguém saberá o que estás a vender, certo? Depois, é preciso gerar interesse suficiente para que alguém perceba que tens um dado produto/serviço que satisfaz as suas necessidades e que, contigo, poderá ter uma boa experiência.
Não menos importante, é a terceira fase, a fase em que se constrói uma relação de confiança entre ti e o teu cliente, onde as objeções dão lugar a oportunidades. Por fim, a venda acontece com naturalidade, porque te preocupaste em fazer perguntas, em gerar confiança e em dar a melhor experiência possível ao teu cliente, desde o início.
Onde será que podemos fazer tudo isto, aproveitando a transformação digital e sem ter de despender demasiado tempo e dinheiro a aprender novas técnicas?
Exatamente, nas redes sociais!
Mas não te enganes, por incrível que possa parecer, ainda existem negócios que não as usam! É isso mesmo que estás a ler, ainda é frequente nas micro e pequenas empresas e acontece, sobretudo, porque os seus líderes não têm tempo para dedicar-lhes, não sabem trabalhá-las ou até, embora menos frequente, não vêem valor em usá-las!
Mas como é que as redes sociais podem ajudar na digitalização do processo de vendas da minha empresa?
Ainda que os líderes não reconheçam valor nas redes sociais para os seus negócios, a verdade é que tanto eles, como os seus colaboradores e os seus clientes estão nessas mesmas redes sociais, correto?
Ora, se pensarmos nas redes sociais como uma rua, acreditamos que fica muito claro que ela é uma rua apetecível para qualquer negócio, não achas? E desengane-se quem acha que é necessário ter uma montra glamourosa e com alto valor investido, estar nas redes sociais pode até resumir-se a ter publicidade no local certo!
Muito bem, estou curioso! O que me podem dizer mais sobre as Redes Sociais?
Antes de qualquer coisa, entende que as redes sociais são como uma moeda, têm duas faces e tanto as poderás usar para coisas úteis e boas, como podes acabar por perceber o teu tempo com coisas não muito interessantes. Como em tudo na vida, é necessário disciplina e alguma capacidade de filtrar informação.
Daqui até ao final, vamos focar na face boa das redes sociais, ficas connosco?
Estar nas redes sociais é ter, diariamente, oportunidades para construir relações, interagir com os clientes e aumentar as vendas como nunca – e olha que até as estatísticas provam aquilo que estamos a dizer. Segundo a Technavio, em 2021, as receitas anuais do comércio social global vão ultrapassar os 165 biliões de dólares. Escusado será dizer que a tendência deste valor é de aumentar nos próximos anos e o teu negócio terá, necessariamente, que passar por lá.
As marcas estão a deixar de, apenas, transmitir mensagens ou procurar mais e mais seguidores, preocupando-se em interagir com os consumidores, fortalecendo comunidades em torno dos seus produtos, serviços ou ideias. E é aqui que se percebe o verdadeiro potencial das redes sociais – o de humanizar!
Que dicas devo ter em conta para começar esta jornada nas redes socias?
Iremos deixar-te aqui algun«mas dicas simples e de rápida implementação para que, ainda hoje, possas melhorar as tuas vendas!
1. Começa por estar nas redes sociais onde estás mais acostumado;
É muito fácil dizerem-te que tens de saber escolher as redes sociais mais indicadas para o teu negócio, que deves investir nesta ou naquela, mas a verdade é que para quem começa, esse pode ser um conselho que traz mais dores de cabeça do que propriamente oportunidades. Portanto, o nosso conselho é que comeces por aquelas redes onde estás mais à vontade. Trabalha a comunicação e interação, testa, aprende, volta a testar novos formatos e mensagens e, caso haja necessidade e vontade, vai-te lançando noutras redes. Assim chegarás à rede ideal para o teu negócio!
2. Define e avalia os teus objetivos, todas as semanas;
Sim, todas as semanas! Deves definir objetivos específicos, realistas e alinhados para as tuas redes sociais e, uma vez por semana, deves avaliar esses objetivos. Assim, poderás saber se estás a evoluir ou se precisas de ajustar algo. Não te assustes, nem desanimes com evoluções lentas ou falhas, elas são comuns e fazem parte do crescimento de qualquer pessoa e empresa.
3. Planeia conteúdo com antecedência;
A consistência na publicação de conteúdo é a chave para que os teus visitantes se sintam conectados e com confiança na tua marca. Porquê? Porque eles sabem que, independentemente de qualquer adversidade, o teu negócio continuará lá para lhes entregar valor! Mas desengane-se quem achar que a consistência é um mar de rosas. Para se ter consistência é necessário planear conteúdo com semanas ou até meses de antecedência.
Acreditamos que este é um conselho muito importante para quem se vai lançar nas redes sociais, porque, primeiro, é sempre mais fácil acertar este planeamento antecipado no início da jornada e, depois, porque evitará que publiques conteúdo de qualidade inferior apenas pela necessidade de estar presente.
4. Sê humano;
Por detrás das empresas estão pessoas, certo? E os utilizadores das redes sociais também, certo? Então fala com elas de modo pessoal, mostra disponibilidade para ouvir e interagir e liga-te a elas com empatia!
Se ainda não estás a falar com uma comunidade, define se queres falar para o “tu” ou para o “você”, mas fala para em tom pessoal, mostra que és humano e constrói relações fortes e duradouras com clientes, fornecedores e parceiros.
Conta histórias, sê emotivo, quebra barreiras e mostra que também falhas, mas que estás sempre disposto a evoluir e crescer, sem nunca largar a mão de quem te acompanha!
5. Evita estar sempre a vender-te;
Quando a tua comunicação passa por pressionar um cliente a comprar algo, de forma constante, podes ter precisamente o efeito contrário ao pretendido. Evita promover-te em demasia, preocupa-te antes em acrescentar valor, dar conteúdo e o consumidor vai acabar por querer comprar a ti e não aos teus concorrentes.
Há até quem diga que uma marca deve passar 95% do seu tempo a acrescentar valor, com conteúdo de qualidade, e só nos restantes 5% do tempo a promover-se ou a vender algo. Não precisas de ser tão rígido nestas métricas, mas procura evitar qualquer ação que afaste o teu público de ti.
6. Incentiva o surgimento de embaixadores para a tua marca;
Se a missão e objetivos da empresa estão claros para os seus colaboradores e estes estão alinhados, então incentiva a que sejam os primeiros embaixadores deles próprios. Se se sentirem confortáveis e livres para o fazer, poderão trazer alcance sem precedentes para a empresa. Isto acontece porque as publicações serão genuínas e constantes, o que gerará confiança no público e poderá até conduzir ao aparecimento de novos embaixadores externos à empresa!
7. Sê paciente;
Ter publicações com muitos comentários e partilhas não vai acontecer em pouco tempo! Por vezes chega a ser frustrante dedicar tempo e esforço a construir algo e depois ver que não só não há interação, como poucas pessoas visualizaram o conteúdo, mas faz parte do processo.
Antes de começares, deves entender que esta é uma iniciativa que vais implementar no teu negócio e que vai perdurar ao longo dos anos, não apenas por meia dúzia de semanas ou meses. Não entres em esquemas que prometem resultados fantásticos em pouco tempo. Se comunicar fosse uma corrida, fica sabendo que ela ganhar-se-ia com calma e firmeza, mas a verdade é que comunicar, nem se quer é uma competição. Pela nossa experiência, olha para as redes sociais como um projeto semanal e vais ver que vai custar bem menos do que um projeto com objetivos anuais ambiciosos!
8. Desfruta da jornada e lembra-te, diariamente, do propósito;
Sabes que estar nas redes sociais é um processo lento e com constantes altos e baixos, mas também sabes que há um propósito por detrás de tudo isso, certo?
Tens produtos ou serviços aos quais te dedicas de corpo e alma, acreditas que têm um valor enorme e que podem acrescentar imenso a muita gente? Pois bem, lembra-te disso quando estiveres a planear e a gerir as tuas redes.
Não estás a fazê-lo por ti, mas por quem está do outro lado!
Digitalizar o processo de vendas é um excelente caminho para garantir a própria sustentabilidade do negócio e as redes sociais podem ajudar-te nesse processo. Além disso, as redes sociais, quando usadas corretamente, vão agregar valor, humanizar o teu negócio e vão fazer-te chegar a clientes que não chegarias normalmente!
Aproveita a rua mais apetecível de todas e coloca lá a tua montra ou, simplesmente, publicidade à tua marca. Se por ventura, precisares de esclarecer alguma dúvida ou necessitares de ajuda para iniciar essa jornada, entra em contacto connosco.