Tudo o que precisamos de saber sobre negócios pode ser, facilmente, resumido: Um negócio é o reflexo dos seus resultados! Se um negócio está, consecutivamente, a aumentar os seus resultados, certamente possui uma visão clara e uma procura constante de otimização de cada uma das suas componentes. Por outro lado, um negócio que enfrenta altos e baixos consoante as circunstâncias é, muito provavelmente, caracterizado por graves ineficiências.
No panorama das grandes empresas, ter recursos humanos especializados em todas as áreas, assegura, mais facilmente, uma redução de qualquer ineficiência. Porém, quando falamos nas micro, pequenas e médias empresas, a visão muda significativamente, quer por existirem ineficiências, quer por se tornar impossível focar nesses aspetos e, simultaneamente, dar a atenção necessária ao nosso negócio. Todo este oscilar entre querer reduzir ineficiências, sem tempo para lhes dedicar, e querer aumentar resultados, sem saber como o fazer, leva muitas empresas a permanecerem estagnadas e em fuga de crises que podem colocar a sua sobrevivência em causa.
A má notícia é que não existem fórmulas mágicas que resolvam problemas de um dia para o outro. Contudo, existem inúmeras boas notícias para empresas como a sua e pode começar a implementá-las ainda hoje!
Quando dizemos que um negócio é o reflexo dos seus resultados, será que estamos a afirmar que ele depende, única e exclusivamente, das suas vendas? Ora, em parte, sim, mas é muito importante perceber que também as vendas dependem de múltiplos fatores! De modo a simplificar, aconselhamos a divisão do processo de vendas em várias áreas, sendo cada uma tão importante quanto as outras. Não olhar para todas estas áreas da mesma forma é, muitas vezes, o primeiro erro dos negócios. De que áreas falamos então?