Avenida Carlos Bacelar, nº968, Edifício Saza, Salas 3A e 4A, 4760-103, V. N. de Famalicão
+351 910 724 954
Como dominar a arte de atender um cliente?
A arte de atender um cliente pode basear-se em 5 princípios. Descobre-os e começa, já hoje, a aumentar a satisfação e a confiança dos teus clientes, bem como as tuas vendas!
Se não dominas a arte de atender um cliente, fica sabendo que estás a perder dinheiro a cada minuto! Quando um cliente chega até ao teu negócio, não basta sorrir, perguntar o que precisa e entregar aquilo que achas melhor. Na verdade, existem muitas variáveis que precisam de ser analisadas muito antes do atendimento.
Quais são essas variáveis?
Antes de tudo, qual é o conceito que tens sobre atender um cliente? Depois, já conheces o cliente, quando ele chega até ti, ou não sabes absolutamente nada sobre ele? Em termos de técnicas de atendimento, o que conheces e de que forma aplicas no momento de atender o cliente? E o produto ou serviço que queres vender, quão bem o conheces?
Dominar este tema é o melhor caminho para que se gere confiança, dado que o cliente ficará deliciado com a experiência que lhe deste, e, claro, para puderes vender muito mais!
O que preciso de aprender imediatamente?
Para que possas dominar a arte de atender um cliente, tens de ser um profundo conhecedor dos próximos 5 princípios que te vamos apresentar:
1. Entende o atendimento ao cliente como um privilégio!
Primeiro, se a tua missão é fazer o atendimento dos clientes num negócio, então acredita que és um privilegiado. Podes ainda não ter vislumbrado, mas, diariamente, tens a possibilidade de mudar o dia de dezenas de pessoas. Como?
É muito comum as pessoas gostarem imenso de um produto ou serviço, não pela qualidade, mas pela experiência que lhes foi proporcionada. Este facto está, e muito, relacionado com a pessoa que acompanha toda essa experiência. É por isso que atender o cliente é um privilégio, poderás proporcionar-lhe uma extraordinária experiência e são essas experiências que mudam os dias das pessoas.
2. Acredita no produto ou serviço que estás a vender
Se não acreditas no produto ou no serviço que estás a vender, por favor, não o faças! Por ti, pela empresa e pelo cliente! Se queres realmente dominar a arte de atender os clientes, então tens de ser o seu próprio embaixador.
Quando alguém acredita em algo de uma forma autêntica, acredita que aquilo que tem em mãos é tão incrível que ele próprio o tem ou compraria.
3. Conhece o cliente
Este ponto é absolutamente crucial! Se ainda não conheces o cliente, então começa já a fazer perguntas. Não tenhas receio de ser visto como intrusivo, se fizeres perguntas de uma forma ponderada, mas criativa, então vais poder saber tudo o que o cliente mais deseja e procura. Nesta etapa é fundamental que não te precipites. Uma precipitação pode significar uma experiência comum por parte do cliente. Procura saber o que podes acrescentar mais, o que poderá estar a faltar àquela pessoa e que tu, com toda a paixão que tens, lhe poderás entregar.
4. Domina as técnicas de up sell, cross sell e down sell
Já conheces aquilo que o cliente deseja, é tempo de preparar a forma de lhe proporcionar a melhor experiência possível. Aqui entra o upsell, o cross sell e o down sell. Não sabes o que são? Vê o vídeo onde explicamos o que são e como pode ajudar o seu negócio e o seu cliente.
Ao fazeres o atendimento ao cliente é fundamental que compreendas como as usar e em que circunstâncias, tudo no sentido de gerar confiança e satisfação.
5. Entrega o máximo valor ao teu cliente
Falta apenas uma coisa, entregar o máximo de valor ao cliente! Para isso, é necessário que te envolvas no processo e que dês ao cliente aquilo que lhe é mais útil, em vez daquilo que queiras vender. Sente-te um privilegiado por estar a proporcionar tal experiência ao cliente.
A experiência diz-nos que a arte de atender ao cliente não é difícil de ser dominada, mas precisa que sejamos apaixonados pelo que fazemos. Além disso: nunca te esqueças que quando entregas mais do que o esperado, acabas por receber imenso de volta. Podes comprová-lo tu mesmo …