estamoson@avessas.com
Telefone
Custo de uma chamada para a rede móvel.
+351 910 724 954

Onde Estamos

  • Avenida Carlos Bacelar, nº968, Edifício Saza, Salas 3A e 4A, 4760-103, V. N. de Famalicão
  • +351 910 724 954

Como posso manter os colaboradores satisfeitos na minha empresa?

Apresentamos-te algumas dicas para manteres os teus colaboradores satisfeitos, porque tão importante quanto vender, é saber gerir quem está a trabalhar para a nossa missão!

Quando se gere um negócio com várias pessoas à nossa responsabilidade, passamos também a ser um gestor de recursos humanos, não é verdade? Acredite ou não, é tão importante dar atenção às vendas como à satisfação dos seus colaboradores! Aliás, prestar a devida atenção aos colaboradores pode até ser a premissa para aumentar resultados! (Caso queiras ler mais sobre como vender mais dentro de um negócio, vê este post https://avessas.com/o-segredo-para-vender-mais/).

A AVESSAS tem, cada vez mais, a perceção de que os líderes precisam de ajuda, no que diz respeito a manter os colaboradores satisfeitos. Será necessário contratar alguém especializado? Será que tenho de receber formação para saber liderar pessoas? Será necessário planear e aplicar técnicas específicas? Bem, claro que cada caso é um caso, mas vamos deixar-te, nesta publicação, não uma, não duas, mas sim nove dicas simples e práticas, para que as possas colocar em ação, ainda hoje!

1. Contacta com os teus colaboradores, todas as semanas;

Comunicas com os teus colaboradores? De quanto em quanto tempo? Como é feita essa comunicação? A primeira dica que te damos é que contactes com os teus colaboradores, todas as semanas, que os ouças e que estejas sempre com a pergunta “O que é que posso fazer por ti?” na ponta da língua!

2. Define desafios/sprints de trabalho semanais;

Certamente que a empresa tem novos objetivos e desafios para enfrentar ao longo do tempo, mas e os teus colaboradores? Como é que eles podem ser parte da solução para os problemas da empresa? Como sempre dizemos, “um desafio deve ser resolvido por partes”, por isso, começa por definir desafios ou sprints semanais com os teus colaboradores e verás que atingir o que foi proposto anteriormente, torna-se muito mais simples!

3. Celebra as conquistas, no final de cada semana;

Tão importante quanto definir novos objetivos a cada semana é celebrar cada conquista, por isso, não te esqueças de as celebrar com cada um eles!

4. Verifica se os processos usados estão de acordo com aquilo que acreditas ser adequado e, caso necessário, ajusta-os;

Será que a forma como os teus colaboradores estão a realizar as suas tarefas é a mais correta? Já lhes perguntaste se esse método funciona para eles? Verifica e ajusta-os, caso seja necessário. Às vezes, os resultados só não são alcançados porque estamos a insistir em procedimentos que não são os mais adequados para nós.

5. Pondera se a tecnologia usada precisa de melhoria e providencia-a, se necessário;

A tecnologia é a mais adequada? Se alguém realiza uma dada tarefa com frequência, talvez seja interessante procurar este ou aquele programa ou software que nos facilite a vida. Desta forma gerar-se-á menos stress e perder-se-á menos tempo. Na tua empresa pode estar a acontecer o oposto. Revê, com a maior celeridade possível, este ponto.

6. Averigua se os espaços de trabalho estão de acordo com as necessidades;

Dado que um colaborador passa quase metade do seu dia no local de trabalho, será que proporcionar-lhe condições de trabalho adequadas às suas necessidades é um capricho? Claro que não! Por isso, atreve-te a verificar se está tudo de acordo no teu espaço de trabalho, porque isso deixará os teus colaboradores satisfeitos e certamente trará melhores resultados para o teu negócio.

7. Ajuda a que haja um sentimento de pertença à equipa por parte dos colaboradores;

Não só na vida profissional, mas também na vida pessoal, todos gostamos de sentir que pertencemos a algo ou a um grupo. Sentir isso, não só é prazeroso, como nos alimenta a vontade de fazer mais e melhor. Assim sendo, acredita que os teus colaboradores querem muito sentir-se parte da equipa que tu lideras. Elogia, valoriza, gratifica, inclui-os em novos projetos, faz algo que os faça sentir satisfeitos por estar onde estão e com quem estão!

8. Realiza mentoria com eles;

As pessoas mais experientes na tua empresa acompanham os mais inexperientes? Quando atribuis novas funções e projetos aos teus colaboradores, tens o cuidado de os acompanhar e ajudar? E quando contratas novos colaboradores, fazes-los sentir acompanhados e seguros de que podem crescer contigo? Faz com que a mentoria seja parte da rotina e vais ver coisas muito boas a acontecer!

9. Por último, não te esqueças de remunerar quem acrescenta valor;

Digam o que disserem, o dinheiro importa! Os teus colaboradores têm vida pessoal, têm contas para pagar, têm novos objetivos e, sobretudo, têm ambição, portanto, lembra-te disso quando os quiseres ver satisfeitos. Por muito valor que lhes acrescentes, há sempre uma necessidade de ir progredindo em termos de remuneração. Além disso, alguns deles podem até estar a acrescentar muito valor à tua empresa e, caso não lhes reconheças esse esforço, podes estar a pôr em causa todo o empenho e, até, felicidade que ele tem neste momento.

Como podes ver, manter os teus colaboradores felizes e satisfeitos é bem mais fácil do que parece. Ousa pôr em prática, o mais cedo possível, e vê o desempenho deles melhorar, significativamente.

Para qualquer dúvida, questão ou até para solicitar ajuda com algum destes pontos falados acima, entra em contacto connosco: