estamoson@avessas.com
Telefone
Custo de uma chamada para a rede móvel.
+351 910 724 954

Onde Estamos

  • Avenida Carlos Bacelar, nº968, Edifício Saza, Salas 3A e 4A, 4760-103, V. N. de Famalicão
  • +351 910 724 954

Farto de conversas desagradáveis com os teus clientes?

Estás cansado de ter momentos altos e baixos, no teu dia a dia, por causa dos teus clientes? Aprende a estar perto apenas de conversas agradáveis com o artigo que temos para ti!

Iniciar um dia de trabalho e não saber o que pode acontecer nesse dia pode ser entusiasmante, mas, ao mesmo tempo, ligeiramente assustador. Certamente, já tiveste um daqueles dias que são uma “montanha-russa de emoções” e onde tudo te aconteceu. Por vezes, parte desses altos e baixos incluem as conversas com os clientes. Quando dás por ti, estás preocupado porque o negócio depende deles para se manter vivo, mas acabas por não conseguir dar o teu melhor em todos os momentos. 

Quão importante seria se soubesses lidar com os clientes de uma forma mais fácil?

Quão importante seria se soubesses como selecionar os clientes ideais e apenas trabalhar com eles?

Não tens de esperar mais, sabemos que é importante para ti e, por isso, vamos trazer-te respostas. Garante assim que os teus dias são entusiasmantes em vez de assustadores!

Ora então, que tipo de clientes existem?

Normalmente, temos uma tendência para complicar logo no início, mas connosco é muito simples, apenas existe um tipo de cliente: aquele que precisa do teu produto ou serviço, caso contrário, ele nem sequer chega a ser cliente. Apesar de ainda não ser suficiente para te resolvermos o problema, esta é a primeira ideia que tens de ter em mente!

Depois, temos de garantir que subdividimos os que precisam do nosso produto ou serviço entre bons e maus clientes.

Qual a diferença entre bons e maus clientes?

Os bons clientes são aqueles que pagam o adequado, são agradáveis e partilham e honram valores comuns, enquanto que os maus clientes, ainda que precisem de nós, trazem instabilidade ao negócio por entrarem em confronto com os nossos valores. Assim, aconselhamos-te a focar nos bons clientes e a largar, de uma vez por todas, os maus clientes!

Será que basta trabalhar com bons clientes?

Ora, vamos deixar-te mais uma dica: os bons clientes são aqueles com quem deves trabalhar, mas eles podem estar satisfeitos ou insatisfeitos.

Se os clientes estão satisfeitos, então perfeito, deves alimentar a relação e mantê-los naquele estado. Se eles estão insatisfeitos, então tens de tentar perceber a razão para isso estar a acontecer. Por vezes, as conversas são um pouco mais desagradáveis apenas porque não reparamos que falta algo ao outro. Tenta perceber se o produto/serviço serve ou não as suas necessidades, se ele te pode pagar ou não, ou se existe qualquer outra condicionante e resolve-a sempre focando no outro.

Percebes agora porque é que lidar com os clientes te custa tanto?

Provavelmente existe uma enorme oscilação no tipo de pessoas que encontras no teu dia a dia. Tanto podes estar a falar com um cliente satisfeito e que é quase que um embaixador da tua marca, como de repente estás a falar com um mau cliente que só exige e que só pensa nele. Normalmente seria frustante porque não sabias tipificar os clientes e consumias muita energia ao esforçar-te para entregar valor a toda a gente. Agora é o momento de isso mudar!

Não te deixes influenciar apenas pelo tipo de cliente que paga bem, apesar de ser importante, o dinheiro não é tudo. Assim como, de uma vez por todas, livra-te daqueles clientes que te prejudicam, não pagam a tempo, nem um valor justo e esforça-te por entregar valor aos que realmente estão alinhados contigo. Pelo meio não te esqueças que as coisas podem estar a correr mal, mas sempre existe uma diferença entre um cliente insatisfeito e um cliente mau. Há que perceber que um é para manter e cuidar e o outro é para largar!

Então e as personalidades, não podem interferir?

Todos temos personalidades diferentes, mas isso não será um problema se ambos garantirem, na conversa inicial, como vão entregar máximo valor ao outro, assim como, os limites de cada um.

Facilita a tua vida, soltando aquilo que é tóxico e procura focar ao máximo no que de mais importante tens no teu negócio: os teus bons clientes. Só assim poderás dar o teu melhor em qualquer situação!

Caso não tenhas ficado totalmente esclarecido e tenhas questões a colocar podes entrar em contacto connosco. Assim como, se precisares de ajuda para melhorar o teu desempenho com os clientes. O negócio precisa de ti a 100%!